Suzumiya Haruhi no Yuutsu – O Sci Fi encontra o Moe

Suzumiya Haruhi no Yuutsu é uma improvável união bem sucedida de vida cotidiana de colegiais japoneses aliada a conceitos elaborados de ficção científica, poderes extra sensoriais, viagens no tempo e formas de vida alienígenas. Ah claro, Deus… Ou seria Deusa..?

Suzumiya Haruhi - Boina CultTítulo: Suzumiya Haruhi no Yuutsu
Origem: Japão
Lançamento: 2006
Duração: 14 episódios, aproximadamente 23 minutos cada
Estúdio: Kyoto Animation
Direção: Tatsuya Ishihara
Gênero: Sci Fi, Colegial, Slice of Life

Esta série animada é curiosa em diversos aspectos. Exibida originalmente em 2006, seus episódios são completamente fora de ordem cronológica… Ou metade deles, se considerarmos que o arco d’A Melancolia de Suzumiya Haruhi está em ordem, apenas ocorre que entre cada episódio da Melancolia, está algum episódio de algum outro arco, fora de ordem. Isso combina com a maluquice com que a protagonista vê o mundo. O primeiro episódio já é uma curiosa amostragem de toda essa maluquice e (falta de) lógica. Temos um anime em formato 4:3, com animação um tanto grosseira, áudio ruim, abertura ridícula, fotografia muito ruim… Não demora muito para percebermos que isso é na verdade uma filmagem feita pelos personagens do anime… Sobre… Uma viajante do tempo que veio do futuro para combater uma bruxa alienígena que queria roubar os poderes de um esper. Tudo confuso, com muito furo de roteiro e deus ex machina. Até que no minuto final do episódio… Ele se torna 16:9, os traços afinam, a animação fica perfeita, a iluminação linda, o som limpo e tudo mais que se tem direito. E temos Haruhi, Kyon, Asahina, Koizumi e Nagato comentando sobre o recém exibido piloto de “As Aventuras de Asahina Mikuro”.

Quem é o quêMas afinal, como diabos funciona esse anime? De onde veio, para onde vai? Não se desesperem, no episódio dois as coisas começam a fazer sentido. Ou pelo menos entendemos o que está acontecendo… Um pouco… Enfim, o que acontece é que somos devidamente apresentados aos primeiros personagens, o narrador Kyon, um estudante comum e resmungão que está iniciando o ensino médio, é sorteado para sentar à frente de uma bela estudante com fita amarela no longo cabelo castanho escuro. Como é a primeira aula do primeiro dia, temos as tradicionais apresentações e logo após a do Kyon, temos Haruhi declarando que não tem interesse em humanos normais, mas que se houvesse um alien, esper ou viajante do tempo, deveria procurar por ela. Ele fica pasmo, curiosamente um dos poucos na sala com essa reação. Orientado por outros colegas a resistir à curiosidade e manter distância da garota, Kyon não se aguenta e acaba puxando assunto com a mesma várias vezes. Ela parece sempre mau humorada, mas acaba conversando. Ao conversar com Haruhi sobre a migração relâmpago dela entre os clubes do colégio, Kyon acaba dando-lhe a ideia de criar um clube ela mesma, já que não se satisfaz com os existentes. Não que a intenção dele sequer passasse perto disso. Assim começa o S.O.S. Dan, a “Brigada Suzumiya Haruhi para Salvar o Mundo Enchendo-o de Diversão”. Membros: Suzumiya Haruhi, Kyon (arrastado), Nagato Yuki (era o único membro do clube de literatura, cuja sala Haruhi escolheu como sede da brigada). Em seguida, é recrutada Asahina Mikuru, porque Haruhi acha que por ser uma garota baixinha com carinha moe e seios fartos, deve ajudar a atrair outros membros. E depois se junta Koizumi Itsuki, aluno transferido e portanto misterioso, segundo Haruhi.

RUN RUN RUNE o quê exatamente faz o S.O.S. Dan? Basicamente o que a Haruhi estiver afim a cada momento, seja gravar um seriado, jogar baseball, participar do festival escolar ou qualquer outra atividade aleatória com objetivo de encontrar algo interessante como aliens, espers ou viajantes do tempo. Ela só não sabe que no episódio 3 Nagato chamou Kyon para uma conversa onde revela ser uma “Forma de vida orgânica com interface humana, criada pela Entidade de Dados Integrados, que supervisiona esta galáxia. Numa terminologia mais simplificada, seria classificada como um alien”. E que logo depois Asahina explicou que veio do futuro, e que o tempo não é um fluxo contínuo, mas algo como uma sobreposição de planos, como uma animação tradicional, e que viajar no tempo seria se deslocar tridimensionalmente entre esses planos. Isso para logo em seguida, Koizumi dizer que faz parte de uma agência de espers que tenta evitar o fim do mundo.

Nas aventuras desse clube (que incluem chamar outras pessoas para algumas atividades ou mesmo viajar de férias para uma ilha particular) vamos acompanhar as divertidíssimas interações entre estes carismáticos e bem estruturados personagens, orbitando Haruhi mas também com quase igual atração por Kyon. Este último vai ficando cada vez mais reclamão, mas vai nos ajudando a conhecer diversas facetas dos demais personagens, pois aparentemente é quem possui maior acesso a Haruhi e portanto é muito requisitado também pelos outros três, que têm um interesse todo especial na garota.

Tudo se torna ainda mais interessante porque é consenso entre os seres especiais do S.O.S. Dan que Haruhi não deve saber a verdade sobre eles ou sobre ela própria. E isso é bem complicado muitas vezes, pois Haruhi (e às vezes os outros também) causa vários tipos de problemas sem perceber, e se faz necessária uma intervenção por parte de outra pessoa, que pode envolver viagens no tempo, uma batalha em uma dimensão paralela ou um confronto de super seres com poderes elevadíssimos de alteração de realidade.
wallpaperTecnicamente falando, o anime é muito bonito em todos os aspectos. Kyoto Animation sempre entrega trabalhos muito competentes e com Suzumiya Haruhi no Yuutsu não é diferente. O character design é bonito (Kyo-Ani lançou moda na década passada), dubladores fazendo bons trabalhos, animação perfeitamente fluida, um trabalho de cor e iluminação invejável fazem o anime de 2006 se equiparar facilmente aos de melhor qualidade técnica lançados em 2015, quase 10 anos depois. É inclusive melhor que o spinoff da franquia que está em exibição e foi animado por outro estúdio.

Eu poderia escrever bem mais sobre esse anime fantástico, mas não gosto muito de estragar as surpresas com spoilers. Apenas falando por alto sobre alguns elementos presentes na série, temos alguns arcos mais investigativos, outros mais fantásticos, temos alguns com mais ação, outros mais calmos, uns mais sci fi, outros mais comédia de cotidiano. Pra quem gosta de assistir as coisas em ordem cronológica, a série teve uma nova temporada em 2009, onde foram reexibidos todos os episódios da primeira, porém em ordem cronológica. Eu recomendo porém a ordem original de exibição, pois apesar da aleatoriedade cronológica, analisando a série como um todo, ela gera um mistério todo especial, te entrega as peças do quebra-cabeças sobre o que é a estudante Suzumiya Haruhi um tanto soltas, mas vai guardando o melhor para o fim… Seja como for, todos devem assistir Suzumiya Haruhi no Yuutsu, depois ler os livros sagrados e aderir ao haruhismo e serem felizes com tudo o que Haruhi oferece!

Deixe um comentário